terça-feira, 20 de março de 2012


A secretaria de saúde de bom lugar com o apoio da prefeitura municipal de bom lugar convida as pessoas de 40 anos e mais para a campanha da catarata que será realizada na próxima quinta feira dia 22 de março de 2012 a partir das 8 da manhã, no hospital da cidade na rua Manoel severo, não esqueça de trazer CPF, identidade e um comprovante de residência.
Catarata
Ocorre quando o cristalino fica opaco. O cristalino é a estrutura que corresponde a uma lente capaz de focalizar a imagem sobre a retina, possibilitando uma visão perfeita. Suas causas estão associadas à nutrição, diabetes, infecções, traumatismos, envelhecimento, entre outros.
A única forma de se tratar a catarata é através da cirurgia. Atualmente é utilizada a técnica denominada de facoemulsificação. Alguns chamam de cirurgia à laser, mas não é o correto. Essa técnica se baseia no princípio do ultra-som. É feita uma incisão de cerca de 3mm na córnea por onde se introduz uma sonda, e a catarata é quebrada e aspirada ao mesmo tempo. Após a retirada do cristalino opacificado, é colocada uma lente intra-ocular (lado interno do olho) rígida ou dobrável.

A pessoa que possui diabetes pode sim operar. Os exames de sangue devem estar controlados. Quando a cirurgia é realizada, o glaucoma pode ser controlado. Após o processo, a catarata não volta, mas mesmo depois de meses ou anos, pode ocorrer a opacificação da cápsula posterior, localizada atrás da lente intraocular. 
Secretaria Municipal de Saúde de Bom Lugar-MA


                                     INALGURAÇÃO

A academia de ginastica VLW inalgura neste sábado ao som do paredão do gêsso de Lago da Pedra. Venha participar desta grande festa de inalguração. A academia VLW irá funcionar normalmente a partir de segunda feira. Não percam participe!.



Nenhum comentário:

Postar um comentário