Meu Filho Gabriel & sua amiga júlia - Padrinhos. |
Nesta quinta feira 22/12/2011 foi realizada na quadra Poli esportiva de Bom Lugar as hs18:00 a formatura da turma do Jardim de Infância.
Professores, pais e organizadores realizaram com sucesso e muita alegria este momento tão importante, autoridades presentes na formatura das crianças estavam a Secretária de Educação Icleia Miranda, seu Esposo Joca Miranda Vereador, e a Secretária adjunta Rosinha.
A criança de hoje é a esperança do futuro.
Mas que tipo de adultos elas serão e que futuro terão?
Mas que tipo de adultos elas serão e que futuro terão?
No futuro, as crianças de hoje serão adultos melhores, se os adultos, em especial os pais e os educadores, fizerem desabrochar nelas características positivas como por exemplo:
alegria, altruísmo, autenticidade, bondade, caridade, cavalheirismo, coerência, compreensão, confiança, consideração, constância, cooperação, cordialidade, desprendimento, disciplina, eficiência, empatia, entusiasmo, equilíbrio, espontaneidade, firmeza, fortaleza moral, generosidade, honestidade, humildade, idealismo, independência, integridade, intimidade, lealdade, liberdade, moderação, motivação, naturalidade, otimismo, paciência, perseverança, responsabilidade, sabedoria, sensibilidade, simpatia, sinceridade, simplicidade, tolerância, etc.
Mas como os pais podem ajudar as crianças de hoje a serem adultos mais equilibrados e felizes?
Tendo atitudes adequadas que contribuam para seu desenvolvimento, propiciando uma auto-imagem positiva.
Quando os pais e educadores têm atitudes onde estão presentes os estímulos de aceitação, de confiança e de amor, representados em mensagens de felicidade, de alegria, de entusiasmo, de confiança, enfim, mensagens de vida, eles estarão levando a criança a ter uma auto-imagem mais saudável. Mensagens como, por exemplo:
"Parabéns, está muito bom isso que fez",
"Você é inteligente e uma boa criança",
"Sei que você é capaz de fazer, tente de novo".
Já os pais e educadores que dão à criança mensagens negativas, depreciativas ou agressivas, certamente não estarão colaborando para que a criança evolua de modo saudável.
"Não adianta tentar, você não é capaz de fazer",
"Desça já daí! Você não tem capacidade para subir aí!",
"Como você é incompetente e burra!",
"Como você é lerda prá aprender!",
"Você é uma criança má!",
"Burrice igual à sua eu nunca vi!"
Não desperdicemos oportunidades para formar crianças saudáveis e felizes. Ainda é tempo de os adultos de hoje realizarem mudanças, contribuindo com atitudes adequadas, para formar uma sociedade melhor.
Mudar as atitudes e se fazer presente, na vida da criança, conhecendo seus interesses, valorizando seus acertos e quando ela errar, criticar a situação, a ação e nunca a pessoa.
Atitude de firmeza mas com um coração enorme. Mostrando amor, aceitação e confiança nela. Estímulos de amor, no falar ou no agir, um abraço, por exemplo, nunca é demais. A criança precisa aprender as regras de um conviver sadio.
Ainda há esperança.
Vai depender muito de cada adulto de hoje, de você, de mim, de cada um.
Comece a fazer algo positivo.
Realização da Secretaria de Educação e Apoio da Prefeitura Municipal de Bom lugar-MA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário